Não é exagero dizer que as criaturas azuis do filme Avatar conquistaram o mundo. Quem viu o filme, gostou. Eu mesmo sou uma dessas pessoas, admito. A possibilidade de haver outras criaturas vivas e inteligentes no nosso universo é uma ideia que mexe com nossa imaginação. Sem mencionar os efeitos visuais que são realmente impressionantes. É isso que nos interessa: Os efeitos visuais.
Nesse tutorial (sugerido por um de nossos leitores) vamos explorar as características físicas dos Na’vi e explicar como conseguir o visual do filme através da fotomanipulação digital (ou nosso velho amigo Ps).
Já adianto que a coisa pode ser um pouco complicada e requer um certo conhecimento das ferramentas de seleção, pincéis e ajustes de cor, bem como alguns filtros. Alguma habilidade artística também será de grande valia. Se você acha que já conhece o básico, siga os passos!
Essência
Novas habilidades:
Avatarização
Efeitos de luz
Técnicas de desenho e pintura
Ajustes de cor e luminosidade
Fotomanipulação
1. Análise
Antes de começar um trabalho desse tipo é necessário saber do que se trata, então faça uma busca na net e veja quais a principais diferenças físicas entre os Na’vi e os humanos. Estude suas proporções, cores e texturas. Salve algumas imagens e use-as como referência durante a execução. Na imagem, uma cena do filme. 2. A imagem
A escolha da imagem que será alterada é muito importante. Busque uma como boa iluminação e contraste bem balanceado. Imagens de alta resolução e definição gererão resultados mais realistas. Nesse tutorial vamos evitar usar partes das criaturas originais e explorar ao máximo nossa imagem, isso quer dizer: Muito Copy/Paste e manipulação. Para isso, todos os elementos do rosto devem estar bem visíveis e em foco.
3. Sobrancelhas
Duplique a camada ‘Background’ (Cmd/Ctrl+J) e guarde-a como becape. Enquanto analisava os Na’vi você deve ter notado que eles não têm sobrancelhas (os híbridos sim). Então, usando as ferramentas Clone Stamp e Healing Brush combinadas remova as sobrancelhas da modelo na foto. 4. Nariz
Uma característica muito marcante dos Na’vi é seu nariz. Combine novamente as ferramentas Clone Stamp e Healing Brush para reduzir o volume do nariz. Use como referência a região da testa. 5. Liquify
Você já deve ter notado também que o nariz desse povo é mais estreito embaixo (nas narinas) e mais largo na parte superior (entre os olhos). Para adequar o nariz da modelo ao novo formato, vá a menu Filter>Liquify. Use a Forward Warp tool para modelar. Quando aumentar a distância entre os olhos cuidado para não ovalar as íris. 6. Azul
Embora o nariz seja marcante, a maior peculiaridade Na’vi é a cor azul. Selecione a área de pele e, usando uma camada de ajuste Hue/Saturation com o slider Hue em -170, mude sua cor. Você notará que a camada de ajuste virá com uma máscara. Se precisar fazer ajustes em sua seleção, pinte a máscara de preto/branco para ocultar/mostrar determinadas áreas. 7. Rosado
Os lábios e a parte inferior do nariz tem uma coloração mais rosada. Use a mesma técnica do passo anterior para conseguir a coloração. Ajuste Hue em +150 e Saturation em -50. Suavize as bordas da máscara e reduza a opacidade da camada para 80%. 8. Olhos grandes
Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma nova camada com todas criadas até agora. Faça uma seleção ao redor de cada olho e duplique-os separadamente. Tecle Cmd/Ctrl+T e aumente-os para cerca de 120% e incline-os em aproximadamente 10º de modo que a parte central dos olhos vá para baixo. Como a modelo está olhando diretamente para a câmera, assegure-se de que os dois olhos fiquem do mesmo tamanho.
9. Mais arredondados
Os seres azuis do Avatar possuem olhos bem arredondados. Para modelá-los usaremos novamente o filtro Liquify. Faça um olho de cada vez, mas deixe-os parecidos. Preocupe-se com as pálpebras e esqueça as pupilas. Depois de aplicar o filtro remova os excedentes ao redor e no interior das pálpebras com o auxílio de uma máscara e da Brush tool. 10. As íris
Duplique então os olhos originais e aumente-os para cerca de 215%. Coloque-os abaixo dos olhos manipulados anteriormente e faça os ajustes necessários. Posicione as pupilas na mesma direção, caso contrário, teremos uma Na’vi vesguinha. 11. Textura
Para adicionar um pouco de textura a pele abra a imagem de couro e, clicando no novo arquivo e arrastando a textura para o que está trabalhando, adicione a textura por cima de todas as camadas e ajuste-a para caber sobra a pele. Mude seu blend para Subtract e reduza a opacidade para 10-15%. Numa máscara, remova as regiões que não são pele, os olhos e os lábios. 12. Mais uma
Abra a textura de zebra e repita o processo anterior. Duplique a camada, selecione uma delas e vá a menu Edit>Transform>Flip Horizontal. Una as duas camadas de modo que o desenho de uma continue na outra. Mescle as duas camadas e deforme-as afim de encontrar um meio que melhor se ajuste ao rosto da modelo. Use o modo Warp do comando Transform. Nessa textura use o blend Soft Light.