sábado, 2 de julho de 2011

TUTORIAL DE AVATARIZAÇÃO


 Se você é fã do Avatar de James Cameron vai gostar de saber como transformar seus parentes e amigos nos Na’vi do filme.






Não é exagero dizer que as criaturas azuis do filme Avatar conquistaram o mundo. Quem viu o filme, gostou. Eu mesmo sou uma dessas pessoas, admito. A possibilidade de haver outras criaturas vivas e inteligentes no nosso universo é uma ideia que mexe com nossa imaginação. Sem mencionar os efeitos visuais que são realmente impressionantes. É isso que nos interessa: Os efeitos visuais. 
Nesse tutorial (sugerido por um de nossos leitores) vamos explorar as características físicas dos Na’vi e explicar como conseguir o visual do filme através da fotomanipulação digital (ou nosso velho amigo Ps).
Já adianto que a coisa pode ser um pouco complicada e requer um certo conhecimento das ferramentas de seleção, pincéis e ajustes de cor, bem como alguns filtros. Alguma habilidade artística também será de grande valia. Se você acha que já conhece o básico, siga os passos!
 

Essência

Nível: Avançado
Tempo: 4 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtros, camadas de ajuste, Blend Modes, Clipping Masks, ferramentas de seleção e pintura, comando Transform, grupos de camadas e máscaras.
Imagens: Stock.XCHNG
Ref.: 1164854 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1164854
Ref.: 493111 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=493111
Ref.: 1141274 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1141274
Ref.: 1302730 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1302730
Orelhas: http://cf1.imgobject.com/backdrops/2e7/4bd9de08017a3c1c090002e7/avatar-original.jpg

 

Novas habilidades:

Avatarização
Efeitos de luz
Técnicas de desenho e pintura
Ajustes de cor e luminosidade
Fotomanipulação
 

1. Análise

Antes de começar um trabalho desse tipo é necessário saber do que se trata, então faça uma busca na net e veja quais a principais diferenças físicas entre os Na’vi e os humanos. Estude suas proporções, cores e texturas. Salve algumas imagens e use-as como referência durante a execução. Na imagem, uma cena do filme.

2. A imagem

A escolha da imagem que será alterada é muito importante. Busque uma como boa iluminação e contraste bem balanceado. Imagens de alta resolução e definição gererão resultados mais realistas. Nesse tutorial vamos evitar usar partes das criaturas originais e explorar ao máximo nossa imagem, isso quer dizer: Muito Copy/Paste e manipulação. Para isso, todos os elementos do rosto devem estar bem visíveis e em foco.

 

3. Sobrancelhas

Duplique a camada ‘Background’ (Cmd/Ctrl+J) e guarde-a como becape. Enquanto analisava os Na’vi você deve ter notado que eles não têm sobrancelhas (os híbridos sim). Então, usando as ferramentas Clone Stamp e Healing Brush combinadas remova as sobrancelhas da modelo na foto. 

4. Nariz

Uma característica muito marcante dos Na’vi é seu nariz. Combine novamente as ferramentas Clone Stamp e Healing Brush para reduzir o volume do nariz. Use como referência a região da testa. 

5. Liquify

Você já deve ter notado também que o nariz desse povo é mais estreito embaixo (nas narinas) e mais largo na parte superior (entre os olhos). Para adequar o nariz da modelo ao novo formato, vá a menu Filter>Liquify. Use a Forward Warp tool para modelar. Quando aumentar a distância entre os olhos cuidado para não ovalar as íris.

6. Azul

Embora o nariz seja marcante, a maior peculiaridade Na’vi é a cor azul. Selecione a área de pele e, usando uma camada de ajuste Hue/Saturation com o slider Hue em -170, mude sua cor. Você notará que a camada de ajuste virá com uma máscara. Se precisar fazer ajustes em sua seleção, pinte a máscara de preto/branco para ocultar/mostrar determinadas áreas. 

7. Rosado

Os lábios e a parte inferior do nariz tem uma coloração mais rosada. Use a mesma técnica do passo anterior para conseguir a coloração. Ajuste Hue em +150 e Saturation em -50. Suavize as bordas da máscara e reduza a opacidade da camada para 80%.

8. Olhos grandes

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma nova camada com todas criadas até agora. Faça uma seleção ao redor de cada olho e duplique-os separadamente. Tecle Cmd/Ctrl+T e aumente-os para cerca de 120% e incline-os em aproximadamente 10º de modo que a parte central dos olhos vá para baixo. Como a modelo está olhando diretamente para a câmera, assegure-se de que os dois olhos fiquem do mesmo tamanho.
 

9. Mais arredondados

Os seres azuis do Avatar possuem olhos bem arredondados. Para modelá-los usaremos novamente o filtro Liquify. Faça um olho de cada vez, mas deixe-os parecidos. Preocupe-se com as pálpebras e esqueça as pupilas. Depois de aplicar o filtro remova os excedentes ao redor e no interior das pálpebras com o auxílio de uma máscara e da Brush tool.

10. As íris

Duplique então os olhos originais e aumente-os para cerca de 215%. Coloque-os abaixo dos olhos manipulados anteriormente e faça os ajustes necessários. Posicione as pupilas na mesma direção, caso contrário, teremos uma Na’vi vesguinha.

11. Textura

Para adicionar um pouco de textura a pele abra a imagem de couro e, clicando no novo arquivo e arrastando a textura para o que está trabalhando, adicione a textura por cima de todas as camadas e ajuste-a para caber sobra a pele. Mude seu blend para Subtract e reduza a opacidade para 10-15%. Numa máscara, remova as regiões que não são pele, os olhos e os lábios.

12. Mais uma

Abra a textura de zebra e repita o processo anterior. Duplique a camada, selecione uma delas e vá a menu Edit>Transform>Flip Horizontal. Una as duas camadas de modo que o desenho de uma continue na outra. Mescle as duas camadas e deforme-as afim de encontrar um meio que melhor se ajuste ao rosto da modelo. Use o modo Warp do comando Transform. Nessa textura use o blend Soft Light.

 

13. Camada neutra

Tecle Opt/Alt e clique no botão Create New Layer, escolha Overlay no menu de cortina Mode, ative a check box Fill With a Overlay-Neutral Color e clique em Ok. Nessa camada, pinte de preto as áreas de sombra e de branco as de luz afim de realçar os volumes do rosto. Nesse passo definiremos melhor o nariz. Se exagerar reduza a opacidade da camada.

14. A cor dos olhos

Crie uma nova camada Hue/Saturation acima da camada dos olhos. Mascare as íris dos dois olhos. Ajuste Hue em 50 e Saturation em 40. Adicione uma camada Curves acima da anterior e faça uma curva como na imagem. Use a mesma máscara da camada Hue/Saturation.


15. Pupilas

Numa nova camada com o blend Soft Ligth desenhe de preto as pupilas dos olhos e, reduzindo a opacidade do pincel para cerca de 10%, faça um fino contorno escuro ao redor das íris para destacá-las.

16. Luz

Para aumentar a luminosidade das íris crie uma pasta (Layer Group) e mude seu blend para Vivid Light. Coloque uma camada nova dentro dessa pasta e, usando um pincel macio de opacidade 10-20% pinte de branco a região central das íris.

17. Detalhes

Para finalizar os olhos, numa nova camada com o blend Color e opacidade de 40-50%, pinte as bolsas lacrimais dos dois olhos de azul. Use uma tonalidade parecida com a usada na pele. Depois, numa nova camada, use um pincel fino e reforce os cílios. 

18. Orelhas

Abra a imagem no link 'Orelhas', selecione uma das orelhas e arraste-as para seu arquivo. Posicione-a com cuidado em meio ao cabelo. Lembre-se que orelhas Na’vi são inseridas mais no alto da cabeça que as humanas. Faça ajustes de Curves para clareá-las e diminua sua saturação para adequá-las à imagem. Você pode usar o modo Warp do comando Transform para diferenciá-las. Duplique e a orelha pronta, use o comando Flip Horizontal e posicione a outra do outro lado.

 

19. Fundo

Selecione o fundo e crie uma nova camada Hue/Saturation e, com a check box Colorize ativada, ajuste Hue em 190 e Saturation em 20. Por cima dessa camada crie uma nova, preencha-a com preto e use-a como Clipping Mask na camada de baixo. Para usar esse recurso, tecle Opt/Alt e clique na linha divisória entre as duas camadas quando o cursor mudar.

20. Finalização

Já temos nossa imagem num estágio bem avançado, mas ainda faltam alguns detalhes. Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclar todas as camadas numa nova. Duplique a nova camada e usando as ferramenta Burn para realçar as sombras. Use Midtones e/ou Shadows no menu de cortina Range da barra de opções. Use a Dodge para as áreas claras. Em Range escolha Midtones e/ou Highlights. Desenhe também as “sobrancelhas”.

 

21. As pintas luminosas

Crie uma nova pasta com o blend Vivid Light e dentro dela coloque uma camada. Escolha um pincel redondo e macio e faça as pintas luminosas pintando de branco nessa camada. Ao final, ajuste a opacidade da camada para um efeito mais realista.

22. Efeitos de luz

Para finalizar, crie dentro dessa mesma pasta mais uma camada e com um pincel de 10% de opacidade adicione luzes coloridas e sombras. Escureça o fundo com preto e ilumine o rosto com branco. Agora é só salvar!