Manifestantes queimaram ônibus da empresa Teresinense no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima com a avenida João XXII e aumentam para 23 os ônibus quebrados nas manifestações. No momento, mais de 250 mil passageiros estão sem transportes.Ônibus foram recolhidos para as garagens das empresas.
Depois de incendiarem um ônibus na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina, os mais de 5 mi manifestantes estão ocupando a Ponte Estaiada, que liga as Avenidas Dom Severino e Alame3da Parnaíba.O presidente do Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina), Herbet Miúra, informou que as empresas receberam a determinação da Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) de redolher todos os 500 ônibus às garagens por problema de segurança pública.
A decisão foi tomada depois que os manifestantes contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 1,90 para R$ 2,10, que entrou em vigor no dia 27 de agosto depredaram 15 ônibus principalmente na Avenida Maranhão, no centro, e incendiaram dois, na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina,
Desde o início do movimento, na segunda-feira, foram depredados 30 ônibus e dois incendiados.
Os ônibus de Teresina transportam 250 mil passageiros por dia 7 milhões por mês.
Os manifestantes que protestam contra o aumento na passagem de ônibus em Teresina, depredaram 15 ônibus no centro da cidade. isso causou pânico entre passageiros, motoristas e cobradores. " Eu ainda estou tremendo" declarou o motorista da empresa Transcol da linha Redonda - Alto da Ressirreição, que teve o veículo totalmente destruído.Dentro do ônibus estão pedaços de pau e muitas pedras. Ele declarou que a assim que viram o ônibus, cercaram e todos correram, fugindo. O ônibus foi quebrado na avenida Maranhão próximo à sede da Polícia Federal do Piauí. O cobrador Jorge Gerônimo Nascimento, afirmou que o ônibus foi depredado às 13:40h e disse por pouco não foi atingido por uma pedra, mas o motorista foi atingido na perna.O motorista da empresa Taguatur afirmou que o ônibus que conduzia, ficou destruído não restando uma janela de vidro sem ser atingida. " Quando vimos a multidão vindo para nossa frente, ficamos apavorados", disse ele. Da empresa Taguatur já foram quebrados três ônibus e a ordem é para ficar estacionado onde estiver ou retornar para a garagem.
Estudantes e trabalhadores realizaram na manhã da segunda-feira (29/08/2011) um ato público contra o aumento da passagem de ônibus, que subiu para $2,10 no último sábado. A manifestação foi organizada nas redes sociais twitter e facebook se iniciou na Av. Frei Serafim e foi até a Prefeitura. Os estudantes jogaramm ovo e tomate nos prédios da prefeitura e do Setut.
Fonte: Site "Efrém Ribeiro" :meio norte
São mais de 30 mil estudantes se reunindo nesses dias e enquanto não baixarem o preço das passagens de ônibus,continuarão fazendo a manifestação e a situação só está piorando,a cada dia ,mais atos de vandalismo são visto nas principais ruas de teresina .simplesmente não podemos generalizar todos os manifestantes,pois são alguns vândalos que não tem a conciência de analizar o que estão fazendo,estão destruíndo seu próprio patrimônio e prejudicando á todos..
By: Anjinha flávia